Saúde

Técnico em Prótese Dentária
  • Nível Técnico
  • Carga horária 1200 horas
  • Disponível em 1 unidade

Veja onde estudar

Confira as Unidades que oferecem este curso.

Unidades

Informações sobre o curso

Aqui você fica por dentro de todos os detalhes do curso que você escolheu.

Sobre o Curso

O Técnico em prótese dentária é o profissional que participa da recuperação da estética do paciente, reabilitando e recuperando a função mastigatória, devolvendo funcionalidade à parte oral através da confecção de trabalho protético (planejamento, execução e manutenção da parte mecânica e laboratorial das próteses dentárias e aparelhos ortodônticos), sempre em parceria com o odontólogo, contribuindo para a melhoria do aspecto social da vida do paciente. Atua também na área preventiva dos males orais e na promoção da saúde bucal.

Itinerários Formativos

Minimizar

Os Itinerários Formativos ajudam o aluno a planejar sua carreira profissional em uma perspectiva de educação continuada no Senac RJ. Esta metodologia baseia-se nos percursos de formação em segmentos específicos do setor produtivo, de acordo com as modalidades de educação: Formação Inicial e Continuada, Educação Profissional Técnica de Nível Médio e Educação Superior (graduação e pós-graduação).

O objetivo é o desenvolvimento gradativo das competências exigidas pelo mercado de trabalho para o exercício de uma determinada profissão. Para isso, o aluno escolhe os caminhos que deseja percorrer em sua trajetória profissional, de acordo com seu grau de escolaridade. Assim, conquista novos desafios, cada vez mais complexos, em cada degrau alcançado em sua carreira.

Baixar Itinerário Formativo Baixe aqui o Itinerário Formativo da sua área de atuação (561 KB).

Aprenda na Prática

Minimizar

Construir modelos odontológicos em gesso; Confeccionar próteses parciais e totais em resina; Confeccionar prótese fixa em metalo-plastico; Confeccionar prótese parcial removível em metal; Confeccionar parelhos ortodônticos e ortopédicos; Administrar, comercializar e divulgar produtos e serviços protéticos.

Mercado de Trabalho

Minimizar

Pessoas empreendedoras que queiram tornar um micro empresário, constituindo seu próprio laboratório de prótese. Pessoas que gostem de trabalho solitário e minucioso. Pessoas organizada, detalhistas e precisas. Oferece seus serviços aos cirurgiões dentistas como autônomo ou como funcionário em laboratórios particulares, clínicas e hospitais.

certificação

Minimizar

Diploma de Técnico em Prótese Dentária, área de Saúde, subárea Saúde Bucal, com validade nacional.

Minimizar

Requisitos e Documentação Necessária para Matrícula

Para matrícula na Habilitação Técnica, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos: Documento oficial de Identificação (orig. e cópia); CPF (orig. e cópia); Comprovante de residência (orig. e cópia); Título de eleitor, para maiores de 18 anos (orig. e cópia); Comprovante de quitação da última eleição, para maiores de 18 anos (orig. e cópia); Certidão de nascimento ou casamento (orig. e cópia); Documento militar/Quitação, sexo masculino entre 18 e 45 anos (orig. e cópia); Histórico de conclusão do Ensino Médio ou equivalente (orig. e cópia); Certificado ou diploma de conclusão de Ensino Médio (orig. e cópia) e Publicação em Diário Oficial (cópia) Ou Histórico de Graduação (orig. e cópia), contendo dados da escolaridade anterior Ou Diploma de Graduação (orig. e cópia), contendo dados da escolaridade anterior. Somente para fins de matrícula: Histórico parcial (orig. e cópia) ou declaração de matrícula (orig.), para estudantes cursando o Ensino Médio Ou Declaração de conclusão do Ensino Médio, para estudantes que não tenham o diploma ou certificado e/ou histórico (orig. e cópia) Ou Certidão de conclusão do Ensino Médio, para estudantes que não tenham o diploma ou certificado e/ou histórico (orig. e cópia) Ou Declarações de conclusão com notas do ENEM emitidas pela Coordenação de Certificados da Secretaria Estadual de Educação e Institutos Federais, para estudantes que não tenham o diploma/certificado e histórico do Ensino Médio (orig. e cópia). As inscrições para o curso serão efetuadas em datas determinadas pela Unidade, respeitados os requisitos de acesso, o cronograma estabelecido pela Unidade e os termos regimentais.

Quero receber mais Informações