Saúde

Técnico em Enfermagem
  • Nível Técnico
  • Carga horária 1800 horas
  • Disponível em 8 unidades

Veja onde estudar

Confira as Unidades que oferecem este curso.

Unidades

Informações sobre o curso

Aqui você fica por dentro de todos os detalhes do curso que você escolheu.

Sobre o Curso

O objetivo desse curso é formar técnicos críticos e criativos para atuar na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, prestando os cuidados de enfermagem aos pacientes em diferentes etapas do ciclo de vida, inclusive àqueles em estado grave ou em risco de morte, com capacidade reflexiva e consciência solidária.

Itinerários Formativos

Minimizar

Os Itinerários Formativos ajudam o aluno a planejar sua carreira profissional em uma perspectiva de educação continuada no Senac RJ. Esta metodologia baseia-se nos percursos de formação em segmentos específicos do setor produtivo, de acordo com as modalidades de educação: Formação Inicial e Continuada, Educação Profissional Técnica de Nível Médio e Educação Superior (graduação e pós-graduação).

O objetivo é o desenvolvimento gradativo das competências exigidas pelo mercado de trabalho para o exercício de uma determinada profissão. Para isso, o aluno escolhe os caminhos que deseja percorrer em sua trajetória profissional, de acordo com seu grau de escolaridade. Assim, conquista novos desafios, cada vez mais complexos, em cada degrau alcançado em sua carreira.

Baixar Itinerário Formativo Baixe aqui o Itinerário Formativo da sua área de atuação (561 KB).

Aprenda na Prática

Minimizar

Promover ações coletivas de prevenção, promoção e recuperação da Saúde segundo as leis regulamentadoras da profissão e as orientações do SUS; Prestar assistência de enfermagem a clientes/pacientes portadores de afecções clínicas nas diversas faixas etárias, contribuindo com o tratamento, com a prevenção de complicações, com a preservação da sua capacidade funcional e estimulando a adaptação às limitações decorrentes da doença; Prestar assistência de enfermagem à saúde da mulher, da criança e do adolescente; Prestar assistência de enfermagem a clientes/pacientes de diferentes idades, portadores de afecções cirúrgicas e/ou transtornos mentais, usuários de droga, visando à promoção, manutenção e recuperação da saúde e reintegração social; Prestar assistência de enfermagem a pacientes em estado grave ou agonizante em domicílio e unidades de tratamento intensivo, sob a supervisão do enfermeiro; Prestar cuidados de enfermagem a clientes/pacientes de urgência e emergência.

Mercado de Trabalho

Minimizar

Indicado para pessoas de ambos os sexos que gostem de cuidar de pessoas que façam uso dos serviços de saúde. Que gostem de anatomia e fisiologia humana; sejam meticulosas e extremamente responsáveis. Pessoas com facilidade no relacionamento interpessoal, que gostem de trabalho em equipe. Obrigatório cumprir 600 horas de estágios supervisionados que ocorrem em hospitais e postos de saúde. Essa profissão é regulamentada, para o livre exercício da profissão, o profissional deve estar registrado no Conselho Regional de Enfermagem (COREN).

certificação

Minimizar

Diploma de Técnico em Enfermagem com validade nacional.

Minimizar

Requisitos e Documentação Necessária para Matrícula

Para inscrição na Habilitação Técnica de Nível Médio em Enfermagem será exigido, no mínimo, estar cursando o 2º ano do Ensino Médio e ter 17 anos na data da matrícula. Para matrícula na Habilitação Técnica, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos: Documento oficial de Identificação (orig. e cópia); CPF (orig. e cópia); Comprovante de residência (orig. e cópia); Título de eleitor, para maiores de 18 anos (orig. e cópia); Comprovante de quitação da última eleição, para maiores de 18 anos (orig. e cópia); Certidão de nascimento ou casamento (orig. e cópia); Documento militar/Quitação, sexo masculino entre 18 e 45 anos (orig. e cópia); Histórico de conclusão do Ensino Médio ou equivalente (orig. e cópia); Certificado ou diploma de conclusão de Ensino Médio (orig. e cópia) e Publicação em Diário Oficial (cópia) Ou Histórico de Graduação (orig. e cópia), contendo dados da escolaridade anterior Ou Diploma de Graduação (orig. e cópia), contendo dados da escolaridade anterior. Somente para fins de matrícula: Histórico parcial (orig. e cópia) ou declaração de matrícula (orig.), para estudantes cursando o Ensino Médio Ou Declaração de conclusão do Ensino Médio, para estudantes que não tenham o diploma ou certificado e/ou histórico (orig. e cópia) Ou Certidão de conclusão do Ensino Médio, para studantes que não tenham o diploma ou certificado e/ou histórico (orig. e cópia) Ou Declarações de conclusão com notas do ENEM emitidas pela Coordenação de Certificados da Secretaria Estadual de Educação e Institutos Federais, para estudantes que não tenham o diploma/certificado e histórico do Ensino Médio (orig. e cópia). As inscrições para o curso serão efetuadas em datas determinadas pela Unidade, respeitados os requisitos de acesso, o cronograma estabelecido pela Unidade e os termos regimentais.

Quero receber mais Informações